s√°bado, dezembro 9, 2023
In√≠cio ¬Ľ Projeto promove integra√ß√£o social por meio do esporte e lazer

Projeto promove integração social por meio do esporte e lazer

Programa Educador Esportivo Volunt√°rio est√° com as inscri√ß√Ķes abertas at√© o dia 13 de julho

por Ayrton Lemos
0 Coment√°rio

Promovido pela Secretaria de Esporte e Lazer, o projeto Educador Esportivo Volunt√°rio est√° com edital aberto para preenchimento de 250 vagas. A proposta beneficia mais de 12 mil pessoas, entre professores e alunos, com o intuito de trazer socializa√ß√£o e integra√ß√£o de crian√ßas e jovens por meio do esporte.

Os candidatos interessados no processo seletivo podem fazer a inscri√ß√£o exclusivamente pelo e-mail selecaoeev@esporte.df.gov.br e enviar toda a documenta√ß√£o necess√°ria at√© 13 de julho.

‚ÄúEsse programa vem para fortalecer e valorizar o trabalho social que vem sendo realizado pelos volunt√°rios, que se dedicam a prestar cuidados com o cidad√£o, preservando sua sa√ļde, melhorando a sua qualidade de vida e o melhor, tirando os jovens da rua e do sedentarismo‚ÄĚJulio Cesar Ribeiro, secret√°rio de Esporte e Lazer

Com in√≠cio em 2013, a iniciativa Rede Gol DF possui inscritos no Educador Esportivo Volunt√°rio concorrendo √†s vagas do novo edital. O projeto, parceiro da Coordenadoria da Inf√Ęncia e da Juventude do Tribunal de Justi√ßa do Distrito Federal e dos Territ√≥rios (TJDFT), atende atualmente a 1.953 crian√ßas e jovens cadastrados em aulas de esportes, entre 9 e 25 anos.

As atividades realizadas s√£o futebol, futsal e o futebol 7, tamb√©m conhecido como futebol society ou fut7, que √© uma modalidade com sete jogadores cada um e dois √°rbitros, jogado em uma quadra retangular com grama sint√©tica. Al√©m disso, o programa inclui iniciativas de jud√ī.

A iniciativa Rede Gol DF possui inscritos no Educador Esportivo Voluntário concorrendo às vagas do novo edital do projeto | Foto: Pedro Lenehr/Divulgação

Benefícios

Os profissionais e educadores envolvidos no projeto Educador Volunt√°rio atuam sem v√≠nculo funcional ou empregat√≠cio com a administra√ß√£o p√ļblica. Os volunt√°rios recebem um ressarcimento por dia trabalhado que cobrir√° despesas com transporte e alimenta√ß√£o, podendo chegar ao valor mensal de R$ 740.

‚ÄúEsse programa vem para fortalecer e valorizar o trabalho social que vem sendo realizado pelos volunt√°rios, que se dedicam a prestar cuidados com o cidad√£o, preservando sua sa√ļde, melhorando a sua qualidade de vida e o melhor, tirando os jovens da rua e do sedentarismo‚ÄĚ, ressaltou o secret√°rio de Esporte e Lazer, Julio Cesar Ribeiro.

As a√ß√Ķes acontecem nos espa√ßos p√ļblicos e atendem 12 localidades no DF, usando o esporte e lazer como uma das principais ferramentas de constru√ß√£o de v√≠nculos comunit√°rios.

Deiza Carla Medeiros Leite, educadora do projeto Rede Gol DF, destacou a import√Ęncia do projeto n√£o apenas para as crian√ßas e adolescentes participantes, mas tamb√©m para os monitores que j√° possuem um afeto pela comunidade. ‚Äú√Č um projeto que muda vidas‚ÄĚ, acentuou.

O papel do educador

O trabalho √© voltado para socializa√ß√£o das crian√ßas atrav√©s de lazer e recrea√ß√£o, com conte√ļdos relacionados ao desenvolvimento da inf√Ęncia e juventude. ‚ÄúO educador se torna uma refer√™ncia positiva, como se fosse um bra√ßo do olhar da justi√ßa junto √† crian√ßa, um condutor de esporte e lazer social‚ÄĚ, explica Deiza.

Eles atuam como agentes facilitadores, promovendo a interação da população local, sem chegar a desenvolver a função de um profissional de educação física. Para isso, há os profissionais da área esportiva no projeto e pelo menos um voluntário precisa ter o Cref, que é o registro do Conselho Regional de Educação Física.

As inscri√ß√Ķes para as crian√ßas s√£o nos pr√≥prios locais p√ļblicos onde acontecem as atividades ou, no caso da Rede Gol DF, na p√°gina do projeto no Instagram. As aulas s√£o divididas por faixas et√°rias e acontecem de segunda a s√°bado, com dias e hor√°rios variando de acordo com a regi√£o, e t√™m dura√ß√£o de duas horas.

Agência Brasília

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes