quinta-feira, dezembro 7, 2023
In√≠cio ¬Ľ Prorrogada inscri√ß√£o para elei√ß√£o de conselheiros tutelares

Prorrogada inscrição para eleição de conselheiros tutelares

Prazo foi ampliado até a próxima quarta-feira (31); ao todo, 220 conselheiros tutelares titulares vão trabalhar no quadriênio 2024-2027

por Ayrton Lemos
0 Coment√°rio

Os interessados em se candidatar para elei√ß√£o de conselheiros tutelares t√™m mais uma oportunidade. Foi ampliado o per√≠odo de inscri√ß√£o at√© a pr√≥xima quarta-feira (31), somente via internet, por meio deste link.  O edital com a extens√£o do prazo foi publicado nesta sexta-feira (26), no Di√°rio Oficial do Distrito Federal (DODF).

Arte: Agência Brasília

Ser√£o escolhidos 220 conselheiros tutelares titulares e outros 440 suplentes para mandato no quadri√™nio 2024-2027, atendendo as 35 regi√Ķes administrativas do Distrito Federal. A elei√ß√£o ocorrer√° em 1¬ļ de outubro.

O edital contendo todas regras foi divulgado no in√≠cio deste m√™s. A Secretaria de Justi√ßa e Cidadania do DF (Sejus) e o Conselho dos Direitos da Crian√ßa e do Adolescente do DF (CDCA-DF) est√£o conduzindo o pleito. As regras para o processo de escolha dos membros dos conselhos tutelares foram publicadas na Resolu√ß√£o Normativa n¬ļ 106, de 2 de mar√ßo deste ano. √Č fundamental que o candidato atenda aos requisitos na legisla√ß√£o para que possa se candidatar.

O processo seletivo terá quatro fases: exame de conhecimento específico, mediante a aplicação de prova objetiva; análise de documentação; eleição dos candidatos, por meio de voto direto, secreto e facultativo, de responsabilidade do CDCA/DF e curso de formação inicial. Os detalhes podem ser consultados no edital.

O Distrito Federal possui 44 conselhos tutelares, cada um com cinco conselheiros e 10 suplentes escolhidos pela comunidade. As elei√ß√Ķes tamb√©m s√£o norteadas pela Lei 5.294/2014. Elas s√£o realizadas de quatro em quatro anos em todo o pa√≠s.

*Com informa√ß√Ķes da Sejus

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes