segunda-feira, dezembro 11, 2023
Início » Como a tecnologia pode ser usada para gerir de pessoas e potencializar talentos

Como a tecnologia pode ser usada para gerir de pessoas e potencializar talentos

Discussões no Web Summit Rio debatem a figura do ser humano no ponto central das transformações digitais

por Ricardo Souza
0 Comentário

Paralelo com discussões sobre a inteligência artificial, uso de máquinas e grande massa de dados, as discussões sobre como gerir pessoas e potencializar talentos é parte fundamental para o bom andamento dos negócios. No Web Summit Rio, palestras trazem o ser humano como ponto central da transformação do presente para discutir as melhores formas de usar a tecnologia como aliada aos indivíduos.

O Web Summit Rio tem apoio da Invest.Rio | Prefeitura do Rio de Janeiro e do Senac RJ que, junto do Sebrae, também apresentam a divulgação e cobertura do evento na Editora Globo, por meio do jornal O GLOBO, do Valor Econômico, da Época Negócios e da Rádio CBN.

A CEO da FRST, Juliana Scarpa, apresentou, no palco da B3, como a tecnologia pode ser uma aliada na qualificação de funcionários. Para ela, a performance por meio do aprendizado é a maior oportunidade das organizações neste momento.

— Inteligência artificial somada à “estratégia de plataforma” possibilita revolucionar o modelo de aprendizado nas organizações, conectando pessoas e conhecimento de forma altamente personalizada. O foco nas soluções de problemas reais vivenciados nas organizações e o desenvolvimento das habilidades do novo mundo do trabalho conectam o momento de “aprender e trabalhar” tornando real o lifelong learning— disse Juliana.

Uma pesquisa realizada pela consultoria Falconi com cerca de 400 empresas mostra que 64% das organizações têm um processo padronizado e formalizado de gestão de performance. Porém, entre os 36% que não têm essa gestão estruturada, 74% reconhecem a importância e pretendem implementar em um período de dois anos por motivos como reconhecimento, engajamento para atingir resultados e promoção de equipes de alta performance.

— As pessoas estão se tornando cada vez mais o grande ator que diferencia as empresas umas das outras. É importante que as organizações invistam no desenvolvimento de seus funcionários para agregar valor ao negócio.— diz o diretor de soluções de Gente Fernando Ladeira.

Apostar na potência dos jovens

Para as engrenagens funcionarem é preciso formar novos profissionais que implantem as tecnologias no ambiente de negócios. Mundo afora, as empresas sofrem com o “gap de talentos” e não encontra com facilidade mão de obra qualificada.

Para tentar suprir esse problema e potencializar a juventude das favelas do Rio, a Cris dos Prazeres fundou a Vai na Web, rede de alta tecnologia e impacto social. No debate no palco do Senac, ela contou que na empresa o jovem aprende a trabalhar com clientes reais e se desenvolve no mundo da tecnologia. Entre os projetos já atendidos pela rede está o desenvolvimento de um sistema de telemedicina para regular as filas de espera para consultas com médicos especialistas de cinco capitais do Brasil. A parceria foi feita com o Hospital Sírio-Libanês e o PROADI-SUS.

— O letramento digital é a porta de entrada para qualificar o profissional. E a tecnologia não vai parar, essa é a geração que quer mais tecnologia. Quando trabalhamos com projetos reais, a empresa identifica um talento que participou e o contrata. Ele sai muito mais seguro do que vai fazer ,desensolve outras competências e entende o lugar dele no mundo da tecnologia — contou Cris.

você pode gostar

Deixe um comentário

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes