s√°bado, dezembro 2, 2023
In√≠cio ¬Ľ Antecipada vacina√ß√£o contra a gripe para crian√ßas de 6 meses a 5 anos

Antecipada vacinação contra a gripe para crianças de 6 meses a 5 anos

por Marcela Alves
0 Coment√°rio

A Secretaria de Sa√ļde do Distrito Federal (SES-DF) vai adiantar para esta sexta-feira (31) o in√≠cio da campanha de vacina√ß√£o contra a gripe (v√≠rus influenza). As equipes de imuniza√ß√£o v√£o a 21 creches para atender as crian√ßas de seis meses a cinco anos, 11 meses e 29 dias. O Distrito Federal conta com 216.544 crian√ßas nessa faixa et√°ria.

A orientação para as famílias é que nesta sexta-feira (31) as crianças estejam com um documento de identificação e o cartão de vacina. Os pais ou responsáveis devem assinar um termo de autorização e estarem presentes no momento da vacinação, que deve ocorrer no início do horário das aulas, a partir das 15h. Não serão vacinadas as crianças com sintomas de gripe.

‚ÄúCom essa nossa ida √†s creches, vamos buscar a quebra da circula√ß√£o desse v√≠rus, aumentar a cobertura vacinal e a capacidade de defesa das nossas crian√ßas. E √© um pedido do nosso governador, a uni√£o das v√°rias secretarias para a entrega de pol√≠ticas p√ļblicas‚ÄĚ, afirma a secret√°ria de Sa√ļde, Lucilene Flor√™ncio.

‚ÄúA Secretaria de Sa√ļde √© uma grande parceira nossa e, assim como fizemos em outras campanhas de vacina√ß√£o, nos juntamos para auxiliar na amplia√ß√£o da cobertura vacinal e protegermos os nossos estudantes do v√≠rus da gripe. √Č muito importante que as fam√≠lias compreendam a import√Ęncia de imunizarem seus filhos nesse momento‚ÄĚ, completa a secret√°ria de Educa√ß√£o, H√©lvia Paranagu√°.

No s√°bado (1¬ļ), haver√° vacina√ß√£o em espa√ßos p√ļblicos e, a partir de segunda-feira (3), come√ßar√° o atendimento na rede de unidades b√°sicas de sa√ļde. Os locais ser√£o divulgados no site da Secretaria de Sa√ļde.

‚ÄúOs pais das crian√ßas que n√£o forem das creches atendidas nesta sexta-feira poder√£o lev√°-las para se vacinar no s√°bado e, a partir de segunda-feira, nas unidades b√°sicas de sa√ļde (UBSs). Tamb√©m vamos prosseguir na parceria com a Secretaria de Educa√ß√£o‚ÄĚ, detalha a chefe do N√ļcleo de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (NVEP) da Regi√£o Sudoeste de Sa√ļde, Kelly Coelho.

Combate às síndromes gripais

Prevista para come√ßar no dia 10 de abril, a vacina√ß√£o contra gripe para as crian√ßas dessa faixa et√°ria foi antecipada por conta do aumento dos casos de s√≠ndromes respirat√≥rias. ‚ÄúAs crian√ßas menores de dois anos s√£o um grupo de risco, com maior gravidade, que costumam ter uma piora, ficando em um estado que necessita maior aten√ß√£o‚ÄĚ, explica a coordenadora da Aten√ß√£o Prim√°ria √† Sa√ļde, Ram√° Celani.

De acordo a Diretoria de Vigil√Ęncia Epidemiol√≥gica (Divep) da SES, at√© o in√≠cio de mar√ßo, 61,8% dos casos graves por v√≠rus respirat√≥rios foram registrados em crian√ßas com menos de dois anos de idade. ‚ÄúO v√≠rus influenza j√° est√° circulando aqui no DF e, com a vacina√ß√£o desta faixa et√°ria, evitaremos a forma grave e os √≥bitos pela doen√ßa‚ÄĚ, explica a respons√°vel t√©cnica de doen√ßas respirat√≥rias da Divep, Bruna Camargos.

A vacina que será aplicada é do tipo trivalente, pois protege contra os vírus A/Sydney/5/2021 (H1N1)pdm09, A/Darwin/9/2021 (H3N2) e B/Austria/1359417/2021 (linhagem B/Victoria), tendo sido desenvolvida a partir das cepas em circulação no Brasil. Após a vacinação, em duas a três semanas passam a ser detectados anticorpos contra a doença. O tempo previsto de proteção vai de seis a 12 meses, dependendo do indivíduo, o que justifica a vacinação ocorrer anualmente.

Campanha de vacinação

A Secretaria de Sa√ļde recebeu mais de 180 mil doses encaminhadas pelo Minist√©rio da Sa√ļde e iniciou a distribui√ß√£o entre as sete regi√Ķes de sa√ļde do DF. O objetivo √© oferecer as vacinas para aplica√ß√£o nas unidades b√°sicas de sa√ļde, creches e em a√ß√Ķes externas, como em parques, pra√ßas, feiras, centros comerciais e outros espa√ßos de grande circula√ß√£o.

No dia 10 de abril, ser√° iniciada a campanha de vacina√ß√£o para outros grupos: idosos com 60 anos e mais, gestantes, pu√©rperas, professores das escolas p√ļblicas e privadas, trabalhadores da sa√ļde e do transporte coletivo rodovi√°rio, caminhoneiros, portu√°rios, profissionais das for√ßas de seguran√ßa e salvamento e das for√ßas armadas, funcion√°rios do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, popula√ß√£o privada de liberdade, pessoas portadoras de doen√ßas cr√īnicas n√£o transmiss√≠veis e outras condi√ß√Ķes cl√≠nicas especiais, pessoas com defici√™ncia permanente e povos ind√≠genas. At√© o fim da campanha, o Distrito Federal receber√° do Minist√©rio da Sa√ļde um total de 1.112.000 doses.

Creches com vacinação no dia 31 de março (sexta-feira)


‚Äď Pioneira: Vila Planalto
‚Äď Cruz de Malta: Asa Norte
‚Äď S√£o Vicente de Paula: Cruzeiro Velho
‚Äď Instituto Nair Valadares (INAV): Riacho Fundo II
‚Äď CEPI Aroeira: Brazl√Ęndia
‚Äď CEPI Jandaia: Ceil√Ęndia
‚Äď CEPI Pequizeiro de Planaltina
‚Äď CEPI Flor de Lis: Sobradinho
‚Äď Escola Mundo Encantado: Itapo√£
‚Äď Lar Padre C√≠cero: Taguatinga
‚Äď Creche Pica-Pau Branco: Samambaia
‚Äď CEPI Arara Canind√©: Recanto das Emas
‚Äď Creche Tia Vilma: Gama
‚Äď Centro Educacional Doce Inf√Ęncia: Gama
‚Äď Centro de Conviv√™ncia e Educa√ß√£o Infantil Nossa Senhora do Carmo: Gama
‚Äď Creche Ame Baby: Gama
‚Äď Instituto Social Pax: Gama
‚Äď Escola Ana Clara: Santa Maria
‚Äď CEPI Corujinha do Cerrado: Santa Maria
‚Äď CEPI Buriti: Santa Maria
‚Äď CEPI Angelins: Santa Maria

*Com informa√ß√Ķes da Secretaria de Sa√ļde do DF

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes