s√°bado, dezembro 2, 2023
In√≠cio ¬Ľ Mutir√£o far√° exame de vista em 8 mil estudantes de 17 escolas p√ļblicas

Mutir√£o far√° exame de vista em 8 mil estudantes de 17 escolas p√ļblicas

Cerca de 400 crianças do Centro de Ensino Fundamental 01 do Paranoá fizeram pré-avaliação na segunda-feira (20)

por Marcela Alves
0 Coment√°rio

O primeiro diagn√≥stico sobre a sa√ļde dos olhos come√ßa em sala de aula. Pelo menos foi assim na segunda-feira (20), no Centro de Ensino Fundamental 01 do Parano√°. Por l√°, cerca de 400 alunos do 6¬ļ ao 9¬ļ ano fizeram uma pr√©-avalia√ß√£o do exame de vista para identificar problemas da vis√£o como hipermetropia, miopia e astigmatismo. Os estudantes que apresentaram algum dos problemas foram encaminhados para consulta de exame completo que ser√° realizada no s√°bado (25), em consult√≥rio volante com equipe de oftalmologistas via mutir√£o.

Quem precisar usar √≥culos, vai receb√™-los de forma gratuita. A iniciativa √© fruto de uma parceria entre a Secretaria de Educa√ß√£o, o Instituto Desponta Brasil e o projeto Em um Piscar de Olhos. ‚Äú√Č um projeto essencial para a escola, uma vez que temos alunos que precisam fazer exame de vista, mas n√£o fazem por problemas financeiros. H√° relatos de professor com aluno que n√£o estuda porque n√£o consegue enxergar. J√° fizemos at√© vaquinha para ajudar alguns casos mais graves‚ÄĚ, conta Leonardo Tavares, vice-diretor do CEF 01.

Depois de passar por 17 escolas do Parano√°, o projeto vai para o Recanto das Emas e Planaltina, chegando a oito mil estudantes da rede p√ļblica de ensino.

Confira a lista das próximas escolas do Paranoá/Itapoã que vão receber a visita do projeto:

‚Üí Caic Santa Paulina
‚Üí CEI 01 do Parano√°
‚Üí EC 01 do Itapo√£
‚Üí EC 02 do Parano√°
‚Üí EC 03
‚Üí EC 04
‚Üí EC 502 Itapo√£
‚Üí EC CAP
‚Üí CEF Buriti Vermelho
‚Üí EC Alto Interlagos
‚Üí EC Boqueir√£o
‚Üí EC Cariru
‚Üí EC Cora Coralina
‚Üí EC Natureza
→ EC Quebra Néris
‚Üí EC Sobradinho dos Melos

A pré-avaliação ocular é feita por uma tecnologia de ponta, o Spot Vision Screener, um equipamento portátil que faz o escaneamento da visão e consegue detectar problemas oftalmológicos relacionados à refração ocular em crianças a partir dos seis meses, em apenas seis segundos, sem a necessidade de dilatar a pupila.

‚ÄúCom esse equipamento, a gente consegue identificar at√© seis tipos de refra√ß√£o, como miopia, hipermetropia e astigmatismo, que s√£o as doen√ßas de grau que a gente considera para utiliza√ß√£o de √≥culos. Ainda assim, conseguimos identificar outros casos como anisometropia, estrabismo e anisocoria, que, em casos mais graves, podem ocasionar a cegueira‚ÄĚ, explica Pedro Soares, coordenador do projeto.

Em 2021, o projeto Em um Piscar de Olhos atendeu 17 unidades escolares do Recanto das Emas e mais de cinco mil crian√ßas de seis meses a 15 anos foram beneficiadas com exames e √≥culos de grau distribu√≠dos de forma gratuita. O objetivo geral eŐĀ atender os estudantes com o diagn√≥stico precoce, capaz de reduzir entre 60% e 80% os casos de cegueira de criancŐßas e jovens.

No mesmo dia do mutirão de consulta, os alunos que necessitarem de correção poderão consultar uma ótica que vai levar consultores ópticos para apresentar e selecionar junto ao aluno e responsável qual o melhor modelo de armação. Os consultores farão as medidas necessárias para a produção dos óculos que serão entregues nas unidades escolares de cada aluno posteriormente, de forma gratuita.

Segundo dados do projeto Em um Piscar de Olhos, os problemas oftalmológicos são responsáveis pela evasão escolar de 22,9% dos estudantes de ensino fundamental no Brasil e cerca de 80% das crianças em idade escolar nunca fizeram um exame oftalmológico.

*Com informa√ß√Ķes da Secretaria de Educa√ß√£o

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes