segunda-feira, dezembro 11, 2023
In√≠cio ¬Ľ Beber caf√© diariamente reduz o peso e o risco de diabetes, diz estudo

Beber café diariamente reduz o peso e o risco de diabetes, diz estudo

Níveis mais altos de cafeína no sangue foram associados ao IMC significativamente menor por pesquisadores do Reino Unido e Suécia

por Ricardo Souza
0 Coment√°rio

O consumo diário de café pode contribuir com a redução da gordura corporal e do risco de uma pessoa desenvolver diabetes tipo 2, segundo mostra um estudo publicado na revista BMJ Medicine nesta quarta-feira (15/3).

Pesquisadores do Reino Unido e da Suécia usaram uma técnica estatística chamada randomização mendeliana para avaliar os efeitos de níveis mais altos de cafeína no sangue sobre o peso corporal e os riscos de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares importantes a longo prazo.

A partir da randomiza√ß√£o mendeliana, eles conseguiram analisar a a√ß√£o de duas variantes gen√©ticas comuns dos genes CYP1A2 e AHR ‚Äď associados √† velocidade do metabolismo da cafe√≠na no corpo ‚Äď em aproximadamente 10 mil pessoas inscritas em seis estudos de longo prazo.

Níveis mais altos de cafeína no sangue foram associados ao índice de massa corporal (IMC) significativamente menor. As pessoas também eram menos propensas a desenvolver diabetes tipo 2.

‚ÄúA cafe√≠na pode melhorar o metabolismo das pessoas, embora isso n√£o signifique que elas devam exagerar em bebidas com alto teor cal√≥rico com cafe√≠na, como chai lattes‚ÄĚ, pondera o principal autor do estudo, Dipender Gill, do Imperial College London.

Os autores do estudo observaram que indiv√≠duos que carregavam as variantes gen√©ticas metabolizavam a cafe√≠na mais lentamente e normalmente tinham um alto n√≠vel da subst√Ęncia estimulante no sangue sem precisar consumir grandes quantidades, em compara√ß√£o com aqueles que processavam a cafe√≠na rapidamente.

O primeiro grupo de participantes apresentava o IMC e o risco de diabetes tipo 2 mais baixos, levando os pesquisadores a reforçarem a teoria de que a cafeína era a responsável pela diferença.

Pesquisas observacionais feitas anteriormente já mostraram que o consumo de três a cinco xícaras de café todos os dias está associado a um menor risco de diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Uma xícara média de café contém de 70 mg a 150 mg de cafeína. Estima-se que a ingestão diária de 100 mg aumente o gasto de energia em cerca de 100 calorias diárias.

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes