quarta-feira, novembro 29, 2023
In√≠cio ¬Ľ Anderson Torres diz que n√£o vai comparecer √† CPI da CLDF

Anderson Torres diz que não vai comparecer à CPI da CLDF

Preso, ex-secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica vem sendo investigado por atos antidemocr√°ticos, mas p√īde escolher prestar depoimento ou n√£o

por Ricardo Souza
0 Coment√°rio

A defesa do ex-secret√°rio de Seguran√ßa P√ļblica do DF Anderson Torres comunicou √† Comiss√£o Parlamentar de Inqu√©rito (CPI) da C√Ęmara Legislativa que ele n√£o vai prestar depoimento na Casa. Em documento enviado para os distritais que fizeram a convoca√ß√£o, o advogado Rodrigo Roca cita que ele ‚Äúnada mais tem a acrescentar ao que j√° foi declarado √† Pol√≠cia Judici√°ria, em ato que durou mais de 10 horas‚ÄĚ.

Torres est√° preso no 4¬ļ Batalh√£o da Pol√≠cia Militar, no Guar√° II, e vem sendo investigado pelos atos antidemocr√°ticos de 8 de janeiro, quando houve tentativa de golpe em Bras√≠lia.

O fato tamb√©m √© apurado pela C√Ęmara Legislativa, que fez diversas tentativas de convoca√ß√£o. Na √ļltima, deu condi√ß√Ķes especiais para Torres, como a dispensa do uso de algemas em uma oitiva sem transmiss√£o ao vivo. Caso concordasse com a convoca√ß√£o, ele seria ouvido na pr√≥xima semana, dia 23.

Condução coercitiva

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes havia decidido que não há legalidade para uma condução coercitiva de Torres até a CLDF, e liberou o ex-secretário para escolher se iria ou não prestar depoimento.

O presidente da CPI, Chico Vigilante (PT), recebeu o comunicado na noite desta quarta-feira (15/3) e prometeu novas tentativas. ‚ÄúVamos convocar de novo, at√© ele mudar de ideia. Amanh√£ mesmo eu apresento o requerimento para convoca√ß√£o de depoimento para o dia 23‚ÄĚ, comentou.

Para o deputado, a argumenta√ß√£o da defesa de que Torres j√° deu todos os esclarecimentos dentro da investiga√ß√£o do STF ‚Äún√£o justifica nada‚ÄĚ. ‚ÄúA PF √© um tipo de investiga√ß√£o, a da CPI √© completamente diferente.‚ÄĚ

Fonte: Metrópoles

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes