s√°bado, dezembro 2, 2023
In√≠cio ¬Ľ Receita libera nesta¬†quinta¬†programa gerador do IR 2023

Receita libera nesta quinta programa gerador do IR 2023

Lançamento estava previsto originalmente para o dia 15

por Ricardo Souza
0 Coment√°rio

Com uma semana de antecedência em relação ao previsto, a Receita Federal libera nesta quinta-feira (9) o programa gerador da declaração deste ano (ano-base 2022). Originalmente, a liberação do programa estava prevista para 15 de março, primeiro dia de entrega da declaração, mas foi antecipada para que o contribuinte tenha mais tempo de se organizar.

O programa gerador poderá ser baixado no site da Receita Federal, pelo Centro Virtual de Atendimento a Contribuintes (e-CAC), ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda, disponível para tablets e celulares dos sistemas Android e iOS.

O prazo de entrega da declaração não foi alterado e continuará de 15 de março a 31 de maio. O que mudará é que o contribuinte poderá adiantar-se e deixar a declaração salva, dias antes de transmitir à Receita.

Em nota, a Receita explicou que a antecipação do programa gerador também ajudará a evitar congestionamentos que costumam ocorrer no primeiro dia de entrega da declaração, quando todo mundo baixa o programa ao mesmo tempo.

‚ÄúA antecipa√ß√£o do PGD [programa gerador da declara√ß√£o] ajuda o contribuinte que, ao ter acesso √†s informa√ß√Ķes necess√°rias para a entrega da declara√ß√£o, pode se organizar e juntar a documenta√ß√£o que for necess√°ria. Al√©m disso, deve evitar poss√≠veis congestionamentos‚ÄĚ, explicou o Fisco no comunicado.

O envio da declara√ß√£o pr√©-preenchida, esclarece a Receita, continuar√° previsto para a data original, 15 de mar√ßo. Segundo a Receita, somente nessa data, o Fisco conseguir√° reunir as informa√ß√Ķes das declara√ß√Ķes de rendimentos enviadas no fim de fevereiro por empregadores, institui√ß√Ķes financeiras e planos de sa√ļde e cruz√°-las com a base de dados da Receita.

Novidades

As regras de Declara√ß√£o do Imposto de Renda Pessoa F√≠sica 2023 foram anunciadas no √ļltimo dia 27. Entre as novidades, est√£o a prioridade no recebimento da restitui√ß√£o de quem optar por receber via Pix, desde que a chave seja o Cadastro de Pessoas F√≠sicas (CPF) do cidad√£o, e de quem usar o modelo pr√©-preenchido.

Outra novidade ocorre para quem tem investimentos na bolsa de valores. Agora, a declara√ß√£o s√≥ √© obrigat√≥ria para o investidor que tenha vendido a√ß√Ķes cuja soma superou, no total, R$ 40 mil ou se ele obteve lucro com a venda de a√ß√Ķes em 2022, sujeito √† cobran√ßa do IR. Anteriormente, qualquer contribuinte que tivesse comprado ou vendido a√ß√Ķes no ano anterior tinha que declarar, independentemente do valor.

Fonte: Agência Brasil.

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes