domingo, dezembro 10, 2023
In√≠cio ¬Ľ PF faz opera√ß√£o que investiga esquema de corrup√ß√£o no governo do Acre

PF faz operação que investiga esquema de corrupção no governo do Acre

Governador do Acre, Gladson Cameli foi notificado no Lago Sul, área nobre de Brasília, a entregar o passaporte em 24 horas

por Ricardo Souza
0 Coment√°rio

A Pol√≠cia Federal (PF) e a Procuradoria-Geral da Rep√ļblica (PGR), com apoio da Controladoria-Geral da Uni√£o (CGU) e da Receita Federal (RFB), deflagraram, na manh√£ desta quinta-feira (9/3), a Opera√ß√£o Ptolomeu III, para desarticular organiza√ß√£o criminosa envolvida em corrup√ß√£o e lavagem de dinheiro relacionadas √† c√ļpula do Governo do Estado do Acre. O esquema envolve desvio de R$ 120 milh√Ķes.

Alvo de investigação em fases anteriores da operação, o governador do Acre, Gladson Cameli (PP), terá diversos bens sequestrados pela polícia e precisará entregar o passaporte no prazo de 24 horas. O governador está no condomínio Lake View, no Lago Sul, área nobre do Distrito Federal, onde foi notificado.

Desde as primeiras horas desta manh√£, mais de 300 policiais cumprem 89 mandados de busca e apreens√£o, no Distrito Federal e nos seguintes estados: Acre, Amazonas, Goi√°s, Paran√°, Piau√≠ e Rond√īnia.

A investigação tramita no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e é um desdobramento das fases I e II, deflagradas em 2021, quando foi identificada uma organização criminosa comandada por agentes políticos e empresários ligados ao governo do Acre.

Gladson Cameli, governador do Acre

Os investigados atuavam para desviar recursos p√ļblicos, segundo a PF, bem como ocultar origem e destina√ß√£o dos valores subtra√≠dos, por meio da lavagem de dinheiro. O pai de Gladson, Eladio Cameli, e um irm√£o do governador, Gledson Cameli, tamb√©m s√£o investigados na opera√ß√£o.

Nesta terceira fase da investiga√ß√£o, a Pol√≠cia Federal busca o ressarcimento de parte dos valores desviados dos cofres p√ļblicos. O STJ determinou a indisponibilidade de aproximadamente R$ 120 milh√Ķes, por meio do bloqueio de contas e sequestro de aeronaves, casas e apartamentos de luxo comprados em proveito dos crimes. Na mesma decis√£o, 15 empresas investigadas tiveram as atividades econ√īmicas suspensas, por determina√ß√£o da Corte.

O STJ decretou, ainda, in√ļmeras medidas cautelares diversas da pris√£o, entre as quais: suspens√£o do exerc√≠cio da fun√ß√£o p√ļblica, proibi√ß√£o de acesso a √≥rg√£os p√ļblicos, impedimento de contato entre os investigados e proibi√ß√£o de se ausentar do pa√≠s, com entrega de passaportes em at√© 24 horas.

O nome da opera√ß√£o faz refer√™ncia ao apelido usado por um dos principais ‚Äúoperadores‚ÄĚ do esquema criminoso e faz alus√£o √† cidade natal de grande parte dos investigados. Ptolomeu foi um cientista, astr√īnomo e ge√≥grafo grego, al√©m de ter sido o primeiro catalogar a constela√ß√£o Cruzeiro do Sul, no livro Almagesto, produzido no s√©culo 2.

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes