Durante toda esta quarta-feira (1º/3), primeiro dia de fiscalização do uso de sacolinhas plásticas em supermercados do Distrito Federal, a Secretaria DF Legal vistoriou 175 comércios nas 35 regiões administrativas. Por orientação da pasta, os fiscais ainda não aplicaram multas ou advertências.Durante toda esta quarta-feira (1º/3), primeiro dia de fiscalização do uso de sacolinhas plásticas em supermercados do Distrito Federal, a Secretaria DF Legal vistoriou 175 comércios nas 35 regiões administrativas. Por orientação da pasta, os fiscais ainda não aplicaram multas ou advertências.
Nesta primeira fase, as visitas aos comércios são de caráter educativo e têm o intuito de mapear os principais problemas para o cumprimento da lei. As multas só devem começar a ser aplicadas em 90 dias e serão no valor diário de R$ 11.443,85.
Em balanço, o DF Legal avaliou que a maior parte dos supermercados, hipermercados e atacadistas estão ofertando sacolas biodegradáveis aos clientes nos caixas, mas ainda usam as sacolas “erradas” para a compra de frutas e verduras na parte de “sacolão” do estabelecimento.
Já as farmácias, padarias, mercearias e demais comércios menores, em sua maioria, ainda não se adequaram à lei e continuam a oferecer a sacola feita com produtos à base de materiais como polietileno, propileno e polipropileno.
Como solução, os clientes poderão usar sacolas biodegradáveis ─ à venda nos estabelecimentos ─, bem como as sacolas reutilizáveis ou caixas de papelão.