domingo, novembro 26, 2023
In√≠cio ¬Ľ Imperatriz Leopoldinense √© a campe√£ do carnaval 2023 do Rio, um ano depois de retornar √† elite

Imperatriz Leopoldinense é a campeã do carnaval 2023 do Rio, um ano depois de retornar à elite

Fábula sobre a morte de Lampião à luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

por Ayrton Lemos
0 Coment√°rio

A Imperatriz Leopoldinense √© a grande campe√£ do carnaval 2023 no Rio de Janeiro. A Verde e Branca de Ramos chegou ao nono t√≠tulo da hist√≥ria apenas um ano depois de regressar ao Grupo Especial ‚ÄĒ em 2019, foi rebaixada para a S√©rie Ouro, conquistou em 2020 o acesso e reestreou na elite em 2022, quando ficou em 10¬ļ lugar.

A vit√≥ria, 22 anos depois da √ļltima conquista, veio com uma divertida f√°bula sobre Lampi√£o, o Rei do Canga√ßo. Leandro Vieira, que conquistou seu terceiro campeonato no Grupo Especial, retratou a vida e a morte do jagun√ßo, barrado no inferno e no c√©u, √† luz da cultura do cordel e num Nordeste multicolorido.

‚ÄúFeliz demais! Dedico esse t√≠tulo ao meu pai que faleceu [Luizinho Drummond]. Ele foi quem fez a Imperatriz. Eu tenho certeza de que o c√©u est√° em festa, tenho certeza de que o Complexo do Alem√£o est√° em festa. √Č para voc√™s, Complexo!‚ÄĚ, vibrou C√°tia Drummond, presidente da Verde e Branca.

Ela ainda prometeu ‚Äú15 mil latas de cerveja‚ÄĚ para a comunidade, na quadra.

Expedida Ferreira Nunes, de 90 anos, filha de Lampi√£o, se emocionou com a vit√≥ria. ‚ÄúFoi muito emocionante. Eu n√£o vim para perder. Essa √© uma homenagem ao Nordeste‚ÄĚ, disse ao Saiu no DF.

“Cria” da Imperatriz, o carnavalesco Leandro Vieira esteve na comemora√ß√£o do t√≠tulo na quadra da escola. Ele disse que acompanhou a apura√ß√£o de casa, porque n√£o tem “sa√ļde mental” para ir para a Apoteose durante a leitura das notas.

“√Č maravilhoso fazer parte de um projeto que pensa na campe√£. Estou muito feliz. N√£o fui pra Sapuca√≠ porque passei o dia todo com dor de barriga nervoso”, disse ele ao Saiu no DF. Leandro chega ao quinto t√≠tulo de 10 carnavais trabalhados na S√©rie Ouro e Grupo Especial.

Desfile das campe√£s

No próximo sábado (25), a Imperatriz vai encerrar o desfile das campeãs. Segundo a Liesa, há ingressos à venda no Setor 11 da Sapucaí, somente em dinheiro.

6¬ļ lugar: Acad√™micos do Grande Rio
5¬ļ lugar: Esta√ß√£o Primeira de Mangueira
4¬ļ lugar: Beija-Flor de Nil√≥polis
3¬ļ lugar: Unidos de Vila Isabel
Vice-campe√£: Unidos do Viradouro
Campe√£: Imperatriz Leopoldinense

Classificação final

  • 1. Imperatriz Leopoldinense: 269,8
  • 2. Unidos do Viradouro: 269,7
  • 3. Unidos de Vila Isabel: 269,3
  • 4. Beija-Flor de Nil√≥polis: 269,2
  • 5. Esta√ß√£o Primeira de Mangueira: 269,1
  • 6 .Acad√™micos do Grande Rio: 268,6
  • 7. Acad√™micos do Salgueiro: 268,5
  • 8. Para√≠so do Tuiuti: 268,3
  • 9. Unidos da Tijuca: 268,2
  • 10. Portela: 267,7
  • 11. Mocidade Independente de Padre Miguel: 266,6
  • 12. Imp√©rio Serrano: 265,6

A Imperatriz liderou a apuração de ponta a ponta e, de Evolução em diante, ficou isolada na primeira colocação. A escola só perdeu dois décimos entre as notas válidas: um em Comissão de Frente e um em Evolução.

Nas √ļltimas notas, um susto: a dist√Ęncia de tr√™s d√©cimos para a Viradouro caiu para um. Se Ramos tivesse levado tr√™s 9,9, o t√≠tulo iria para Niter√≥i.

O cordel deu as caras logo na comiss√£o de frente.

No abre-alas, Lampi√£o aparecia em seu cavalo sobre uma reprodu√ß√£o colorida do Sert√£o, com bois, cactos e grandes cr√Ęnios bovinos. Como destaque, Matheus Nachtergaele e Regina Cas√© como Lampi√£o e Maria Bonita.

você pode gostar

Deixe um coment√°rio

Portal de Notícias 

Saiu no DF, Saiu aqui.

Escolhas dos editores

Artigos Mais Recentes